É comum pessoas que nunca viajaram de avião ficarem apreensivas e ansiosas com a proximidade da primeira viagem. Contudo lhe garanto, essa será uma experiência gostosa que ficará na memória. Geralmente, aquilo que é novo e diferente nos incomoda e pode gerar insegurança, o que é normal.
Pensando nessas pessoas, que são milhões, resolvemos passar algumas dicas importantes para que sua primeira viagem de avião seja tranquila e agradável. Vamos explicar alguns procedimentos padrões para passageiros que viajam no transporte aéreo, de forma que sua primeira vez seja prazerosa e inesquecível. Vamos lá!
Chegue no aeroporto com antecedência
Mas antes disso, ainda em casa, e preferencialmente com alguns dias de antecedência, confira seus documentos e veja se está tudo em ordem. Bilhete aéreo com o número localizador, voucher de hospedagens etc... Para viagens nacionais e alguns países da América do Sul, apenas a identidade (RG ou CNH) é o suficiente, contudo para os demais continentes você precisará de Passaporte, vistos, calendário de vacinação em dia entre outros. (Informe-se previamente com seu Agente de Viagem).
No dia da viagem tudo será novidade. Chegue cedo no Aeroporto, as companhias aéreas recomendam no mínimo 02 horas de antecedência para voos nacionais e de 03 a 04 horas para voos internacionais. E isso tem um motivo, não desconsidere essa orientação, pois você terá que passar por várias etapas antes do embarque no avião.
O passageiro normalmente enfrenta filas para fazer o check-in, se houver malas, essas deverão ser despachadas no balcão da companhia aérea além imprimir o cartão de embarque, pois somente com ele você entra na sala de embarque.
Hoje em dia, o processo de fazer check-in já está disponível nos aplicativos e sites das companhias aéreas e podem ser feitos “on line”, gerando automaticamente o cartão de embarque, e evitando filas.
Aproximadamente 40 minutos antes do horário previsto para seu voo partir, você precisa deslocar-se para a sala de embarque, é ali que os passageiros passam pelo raio “X”, e, aleatoriamente, poderão ser selecionados para uma revista mais completa pelos agentes da segurança do aeroporto. Na sala de embarque você deverá ficar atento ao numero do portão onde embarcará na aeronave para o seu destino, ali você enfrentar outra fila onde novamente apresentará seu cartão de embarque e documento pessoal para o funcionário da companhia aérea.
O check-in no aeroporto
O check-in é um procedimento importante na sua viagem de avião, é por isso que muitas pessoas ficam preocupadas com esse procedimento, mesmo já tendo viajado outras vezes. Mas fique tranquilo, se você fez todas as etapas corretas na aquisição de seus bilhetes não há motivo para medo. Como disse acima, hoje em dia você pode fazer seu check-in via site ou aplicativo “on-line”, das companhias aéreas geralmente 48 horas antes do voo partir. O procedimento é seguro, rápido e intuitivo e agiliza os procedimentos no aeroporto, além claro, evita filas desnecessárias.
Caso você não tenha "intimidade" com esses aplicativos de internet, não tem problema, poderá fazer o check-in no aeroporto. Procure o balcão da companhia aérea a qual você adquiriu os bilhetes e faça ali seu procedimento. Geralmente há funcionários dessas companhias que auxiliam você a fazer o procedimento em totens que ficam próximos aos balcões.
Despacho de bagagens
Para evitar aborrecimentos e, possivelmente, ter que desembolsar uma quantia financeira que não estava previsto, é muito importante prestar a atenção no quesito bagagens. Caso tenha malas para despachar (bagagens que serão transportadas no compartimento de carga do avião), você deverá se deslocar até o balcão da companhia aérea onde realiza o procedimento. Ali, suas malas serão pesadas, etiquetadas, você receberá um código de rastreamento para localização e em seguida serão despachadas na esteira para o compartimento de carga.
Conhecer as normas e regulamentos sobre o transporte de bagagens nos aviões é primordial para evitar aborrecimentos desnecessários. Para destinos nacionais, na maioria das companhias aéreas, você poderá levar consigo, dentro da aeronave (cabine), uma mala (com medidas pré-estabelecidas pelas cias aéreas), geralmente de 35 cm de largura, 25 cm de comprimento e 55 cm de altura e por lei cada passageiro pode levar até 10 Kg.
Além da bagagem de mão você também pode levar a bordo ítem pessoal ou artigos pessoais em uma mochia ou sacola pequena que possam ser colocada embaixo do assento à sua frente, as Companhias aéreas Azul e Latam espitulam como medidas máximas do ítem pessoal o seguinte: 35 cm de comprimento, 20 cm de largura e 45 cm de altura. As malas despachadas deverão conter até 23 Kg. Quando sua tarifa do bilhete não prevê despacho de mala, você deverá pagar no momento do despacho, lembrando que pagar na hora do embarque é mais caro que comprando atecipadamente junto com passagem aérea.
Antes de viajar, procure conhecer quais são as normas para transporte de bagagens, nacionais e internacionais, inclusive das malas de mão que levará consigo no interior da aeronave, pois existem uma série de objetos e produtos que não podem ser transportados no interior da aeronave. Para isso, procure nos sites das companhias aéreas ou mesmo seu Agente de Viagem e informe-se, para evitar intercorrências quando de seu embarque.
O embarque
Superado os procedimentos de check-in, despacho de bagagens (se houver) e adentrado no salão de embarque, chegou a hora do partir para seu destino. Localize o número do seu portão de embarque, dirija-se até ele e verifique no seu cartão qual fila você deverá ocupar. As companhias aéreas, organizam a entrada nos aviões por filas. A ordem pode variar de companhia para companhia, mas os grupos de embarque costumam ser: prioritários, VIP, Premium, A, B e C. Se tiver dúvidas, pergunte ao funcionário da companhia aérea e peça orientação, isso é uma das suas funções dele.
Entrando na aeronave, procure seu assento, geralmente ele é marcado por uma letra e um número. Guarde sua bagagem de mão no compartimento acima da poltrona. Agora é só aguardar as orientações dos comissários de bordo e esperar o avião decolar.
Turbulências
Segundo os especialistas em aviação, turbulência não derruba avião. Como esta é sua primeira viagem, saiba que durante o percurso podem ocorrer turbulências, e isso é muito normal. No caso de turbulência em algum trecho, nossa dica é que você não se foque nela, tente distrair e relaxar ouvindo uma música, vendo um filme ou lendo um livro. Com o tempo você vai se acostumar.
E por último, uma informação interessante, pesquisa realizada pela Condé Nast Traveler, dos EUA, aponta que viajar de avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, ficando atrás apenas do elevador que ficou na primeira posição.
Espero ter ajudado àquelas pessoas que ainda não viajaram de avião encorajando-as a não perderem mais a oportunidade. Lembrando que a Rover Tour está à sua disposição para auxiliar em todo o processo de viagem desde a escolha do destino até seu retorno do passeio. Fale conosco!
© 2025 Rover Tour | Uberlândia/MG | CADASTUR nº 47.253.868/0001-67 | ABAV/MG nº MG0900
2 Comments
James martin
ReplyLorem ipsum dolor sit amet, cibo mundi ea duo, vim exerci phaedrum. There are many variations of passages of Lorem Ipsum available but the majority.
James martin
ReplyLorem ipsum dolor sit amet, cibo mundi ea duo, vim exerci phaedrum. There are many variations of passages of Lorem Ipsum available but the majority.